Brasília é muito mais do que a capital do Brasil; é a concretização de um sonho antigo de interiorizar o poder, impulsionado pela visão arrojada do presidente Juscelino Kubitschek. Construída em tempo recorde, a cidade foi inaugurada em 21 de abril de 1960, representando um marco no desenvolvimento e na integração nacional, movendo o centro político do litoral para o Planalto Central.
O gênio por trás de sua forma única é o urbanista Lúcio Costa, que concebeu o famoso Plano Piloto em formato de avião (ou, para alguns, uma borboleta ou um pássaro), com setores bem definidos. Essa organização espacial, com suas “asas” (Asa Norte e Asa Sul) e o corpo central do Eixo Monumental, é um testemunho da arquitetura modernista e da organização urbana meticulosa.
No entanto, é a assinatura arquitetônica de Oscar Niemeyer que dá vida e curvas à cidade. Monumentos como o Congresso Nacional, a Catedral Metropolitana e o Palácio da Alvorada são obras-primas que combinam o concreto armado com linhas fluidas e surpreendentes, conferindo a Brasília o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a única cidade moderna do século XX a ter essa honra.


